Bom para começar a trocarmos algumas ideias vamos falar do oleo do motor. Jà vi muita gente falar de tudo inclusive engenheiros com opiniões diferente um do outro, não sei direito se isso se deve a falta de informações ou é experiencia do dia a dia. Tenho observado a um tempo esse acontecimento nos motores inclusive numa frota de veiculos que ajudei a contrlolar ultimamente. Alguns pontos que observei, qualidade do oleo e um ponto fundamental colocar oleo de má qualidade não e de se aconselhar mais tambem tenho observado que esses oleos sinteticos para rodar muito tempo e uma coisa que não me agrada observei em alguns desses carros muita carbonização no carter e principalmente no cabeçote o que me faz a acreditar que e melhor trocar o oleo mais cedo com uma quilometragem menor. Nessa froca que ajudei a administra reparei os carros que tivemos que abrir tampa de valvulas para verificar algum vazamento não criava borra estava limpo isso tambem aconteceu nos carter que foram abertos tambem. Nesses carros que são de frota rodam muito coisas meio absurda não vou nem comentar, nos faziamos manutenção a cada 5.000 km para verificação de pastilhas freios e em todas essas manutenções trocavamos o oleo,e o filtro a cada 10.000 km não colocamos oleo caro mais ou menos na faixa de 5.00 reais a relação custo beneficio disso posso dizer que não nem nem menos do que colocar o oleo de 30.00 reais a cada 20.000 e mais ou menos a igual. já ouvir engenheiro dizer que é a gasolina, pode até ser verdade já que o carro a alcool não cria borra porem também posso dizer que com a experiencia aprendi que trocar o oleo tambem ajuda e muito e não precisa colocar oleo muito caro não trocando ta bom.
Este motor que da foto e de um ka quebrou duas bielas o bloco e 2 pistões tudo por causa de
borra na peneira da bomba de oleo.
Obrigado a todos não esqueçam de comentar!!!
21 agosto 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
E ai Rogério, beleza?
Realmente muitos veículos apresentam borras no óleo. As causas variam de gasolina adulterada até a falha na troca do óleo, não atenção aos prazos e ainda quando o motor vaza óleo: o remonte com marcas de óleo diferentes.
Não podemos esquecer também que o design moderno dos motores apresenta carters pequenos, motores grandes (16 V) e altas temperaturas de trabalho. Não dá muito tempo do óleo "esfriar", ele acaba "cozinhando".
Observe: você não vê um opala 6 cilindros com borra no óleo, mesmo que abasteça com gasolina adulterada, que haja remonte de óleo e uso dos veículos em trajetos curtos, outro agravante na formação de borras, pois o motor "nunca atinge a temperatura de trabalho".
Um abraço
Castilho – Mecânico – São Bernardo do Campo – SP - Brasil
(11) 7856-4717
orkut http://www.orkut.com/Home.aspx?xid=2304407403478651205
site: http://www.akikar.hpg.ig.com.br/
ola meu nome é sergio gostei do blog mas precisa atualizar mais rapido...
muito bom gostei
E ai cara , eu não sou mecanico mas sempre procuro sites como o seu para aprender mais com o objetivo de saber fazer a manutenção preventiva, e queria que tirasse uma duvida que ja ouvi dizer muitas vezes, o motor de ford Ká não tem retifica é descartavel como ja ouvi de muitas pessoas ou isso é lenda de quem não sabe nada ? valeu
ola pablo o motor do ford ka que vc esta falando deve ser o motor zetec os mecanicos falam due não da para fazer retifica porque ele e de aluminio inclusive o bloco mas não e verdade ele da retifica sim só e mais dificil de achar peças não entendo o porque dessas peças serem tão dificeis e caras, devemos cobrar a ford para melhorar os preços das peças desses carros que por sinal e um bom carro, gostou do site estou agora falando um pouco de suspensão meus amigos pediram mas vou colocar mais materias sobre motor no futuro um forte abraço...
Postar um comentário