Talvez o mais antigo sistema de suspensão independente, permanece em uso em muitos modelos (alguns notáveis) por causa de grande virtude: a possibilidade de controle perfeito da posição da roda por todo o curso da suspensão, inclusive compensando os efeitos da rolagem. É chamado de double wishbone em inglêls. Consiste em dois braços de comprimentos desiguais (o inferior mais longo), triangulares ou não, montados em planos sobrepostos – daí o nome. Esses braços no Brasil são conhecidos por bandejas, nome que o BCWS prefere não usar. O superior geralmente é um pouco inclinado para o centro do veículo, parte do processo de compensar a rolagem nas curvas, mantendo a roda externa na vertical.
A mola helicoidal e o amortecedor concêntrico são em geral instalados entre o braço inferior e um apoio mais acima, passando através do braço superior. Outra montagem é sobre o braço superior, mas nesse caso a suspensão se torna muito volumosa (foi usada no Corcel, Maverick e Mustang, o que levaram muitos a pensar que fosse McPherson). É possível também usar barras de torção longitudinais, comuns hoje em utilitários, mas já empregadas nos Dodges de motor V8
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