14 outubro 2007

O alinhamento

O porquê do alinhamento


 

É normal que em um sistema de suspensão, após certo tempo de uso, haja desgaste natural das peças que o compõe. Molas enfraquecem, chassis cedem ou empenam, peças da suspensão e direção desgastam, outros componentes comecem a apresentar deficiência.

Todos esses problemas combinados fazem com que ocorra aumento do consumo de combustível, desgaste prematuro de peças e pneus, além do desconforto de dirigibilidade.

Para correção desses problemas, os fabricantes desenvolveram métodos de ajustes do sistema de suspensão e direção.

Para isso foi estabelecido um conjunto de especificações com as respectivas tolerâncias denominadas ângulos de alinhamento, que deverão ser seguidos para que o veículo volte às suas características originais de dirigibilidade e os pneus tenham a durabilidade esperada.

Na realidade o que se procura é obter o equilíbrio de forças atuantes no momento em que o veículo está em movimento.


 

Os ângulos de Cáster, Câmber, Convergência ou Divergência, KPI / SAI ou Inclinação do Pino Mestre, Ângulo Incluído, Raio de Rolagem Direcional, Eixo Geométrico, Eixo Direcional, Desvio do Eixo Traseiro, Desvio do Eixo Dianteiro (SET - BACK), Eixo Central Geométrico e Esterçamento Máximo essas são alguns dos pontos de "regulagem".

Um comentário:

Natal Della disse...

Parabéns pela explicação de Camber/caster/divergência ou Convergência! Mas gostaria de saber como posso conseguir as especificações técnicas (valores de medidas) para o Maverick 302 (Camber/cáster/Convergência). Obrigado e parabéns pelo blog.