02 novembro 2006

Eixo rígido...


O tipo mais simples e antigo de suspensão e um eixo ligando as rodas e fixado ao chassi, com interposição de uma mola transversal ou duas longitudinais.
Sua simplicidade tem vantagens: baixo custo, robustez, ausência de manutenção (não requer alinhamento de câmber jamais) e quando aplicado a traseira, a propriedade de manter as rodas sempre verticais em curvas. No entanto, e fácil perceber seu maior inconveniente: a total dependência entre as rodas do mesmo eixo faz com que toda oscilação sofrida por um lado chegue ao outro, o que perturba o comportamento.No caso da suspensão dianteira o eixo rígido contribui para o temido xhimmy uma oscilação de média intensidade das rodas que é transmitida ao volante. Esse tipo de ixo também resulata em grande peso não-suspenso, o oposto do que se busca para o conforto de rodagem e a estabilidade. Numa ondulação de asfalto, por exemplo, as rodas tendem a perder contato com o solo, situação que pode constituir risco

Um comentário:

Anônimo disse...

oi rogerio, fui comentar em um blog em destaque la na cristiny vi seu nome e resolvi entrar pra conferir até mesmo pelo fato de vc ter o mesmo nome que meu irmao!mas na verdade nau entendo nada do que vc posta ( motores) rsrsrs! aparece em meu blog...Beijos...
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