20 novembro 2006
Mcpherson
Desenvolvida e depois patenteada por Earle steele mcpherson em 1946, a suspensão mcpherson (lê-se “mecfêrson”) surgiu em 1949 na dianteira do Ford Vedette francês, de tração traseira; o Simca chambord a trouxe ao Brasil.
Seu uso mais freqüente hoje é com tração dianteira, embora bons exemplo de veículos de tração traseira continuem a usá-la: Porche boxter, 911 e os BMWs.
Trata-se de um sistema simples e eficiente de suspensão independente. Sua disposição típica consiste em uma coluna telescópica com mola helicoidal e amortecedor concêntricos (isto é a mola está “enrolada” em torno do amortecedor), fixa na parte superior por um mancal, e um braço transversal na parte inferior.
Mas pode haver suspensão MCpherson também com feixe transversal de molas semi-eliticas, como na traseira do Uno, e com barra de torção, como na dianteira do Porsche 911 da série 964 até 1993 (passou a mola helicoidal na série 993).O que importa para a definição é a geometria da suspensão, não o meio elástico
Por falar em geometria, a suspensão McPherson original previa controle longitudinal da roda por meio do estabilizador era parte integral da suspensão e não apenas um dispositivo para controle de rolagem (inclinação da carroceria em curvas). O carro não andaria sem ele.
Quando começou a ser usada nos Fiats 127/147, já de tração dianteira, a McPherson manteve o principio original, só que o estabilizador não era mais suficiente para o controle longitudinal. Começou então, na linha Uno 1991, a ser usado um tensor longitudinal dedicado o estabilizador a essa função, podendo até ser dispensado o estabilizador.
Além da vantagem inerente à independência entre as rodas, a suspensão Mcpherson é de simples construção. Ocupa menos espaço que , por exemplo, a de braços sobrepostos (leia a diante) e contribui para reduzir o peso do veículo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
7 comentários:
Estou aqui para agradecer a sua vista! Seu blog é muito interessante, rsrsrsr não parece nada comigo. Um abraço
Valeu pela visita! Seu blog e muito legal voltarei mais vezes. Um Abraço
Ola Rogerio, muito interessante seu blog, apesar de não entender nada de carro acho legal um blog destinado a mecanica.
bom, tenho outro blog onde estou republicando meus contos desde o principio...
rosesensual.blogspot.com
se voce quizer me enviar contos vou adorar...
beijosss...
Informamos que este BlogStars estará concorrendo ao selo dourado do dia 27/Novembro/2006 à 04/Dezembro/2006 - Confira no site blogstars.com.br !
Observação : O BlogStars que ficar na segunda colocação no final da votação da semana voltará a concorrer durante a próxima semana - valido apenas para 2 (duas) semanas seguidas.
oi valeu pela visita teu blog num tem nada a ver com o meu, por isso o coment rápido.Ainda tem esse código no final que sempre me da problema hehe
beijoks no coração fuizz
olá amigo,obrigado por participar do clube do blog como colaborador,fico muito feliz em que vc possa ajudar as pessoas,grande abraço a vc,estou oferecendo ao seu blog o selo qualidade.
oi amigo,obrigado pela sua resposta,desculpe a minha intromissão,o seu blog naum aceita hospedagem zip net por isto nau aparece a imagem,faça o seguinte salve a s imagens primeiro em seu pc e depois vc coloka no blog,sendo o seu blog o ho
hospedeiro a iamagem naum tera problema,troke o meu endereço pelo seu endereço,abraços
Postar um comentário