A suspensão mais sofisticada hoje é a multibraço ou multilink no inglês. Como o nome diz, caracteriza-se por possuir vários braços no mínimo três ligando a manga de eixo ao chassi. As varias ligações permitem ao engenheiro fazer o que quiser com as rodas em seu curso normal de suspensão, até mesmo trabalhar com a convergência ou divergência resultante do curso e das forças de aceleração e frenagem. Há também maior liberdade para ajustes, o que interessa a quem se dedica a corridas e que seria bem mais difícil com suspensão de braços sobrepostos ou mcpherson.
Alguns carros passaram de eixo de torção a multibraço em uma nova geração como o Vectra em 1995 o peugeot406 em relação ao 405 o focus ante Escort e o Golf na quinta geração, visando a otimizar o comportamento em alta velocidade, usual na Europa. Também equipa modelos de tração traseira de marcas como BMW Mercedes e Porche911. pode funcionar com qualquer meio elástico mas só existe molas helicoidais e pneumáticas.
Alguns carros passaram de eixo de torção a multibraço em uma nova geração como o Vectra em 1995 o peugeot406 em relação ao 405 o focus ante Escort e o Golf na quinta geração, visando a otimizar o comportamento em alta velocidade, usual na Europa. Também equipa modelos de tração traseira de marcas como BMW Mercedes e Porche911. pode funcionar com qualquer meio elástico mas só existe molas helicoidais e pneumáticas.
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